Publicado em

ACE JORGE AMADO OFICIAL= CÓDIGO (8519187920)

ACE JORGE AMADO OFICIAL= CÓDIGO (8519187920)
KWAI DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO

AMO NORDESTE

AMO NORDESTE
Vai viajar tirar férias conheça os melhores lugares do Nordeste no Maior site de Turismo


ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO
TIME PROFISSIONAL DE FUTEBOL

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

POLÍTICA HABITACIONAL DOS GOVERNOS JABES FOI ELEITOREIRA

Cinquenta famílias que moram em manguezais não foram contempladas pelo Minha Casa, Minha Vida.

A afirmação é do superintende municipal do Meio Ambiente e porta-voz da Rede Sustentabilidade, Emílio Gusmão, que conversou hoje (30) com este blog. Segundo ele, a proteção dos manguezais de Ilhéus está diretamente relacionada com a política habitacional. Isso porque parte significativa da área urbana, ocupada principalmente por residências, foi construída sobre mangues. “Só que isso tem que acabar”, disse o gestor.

De acordo com o superintendente, os manguezais são berçários da vida marinha. O equilíbrio dos ecossistemas marinhos depende deles. O mesmo vale para atividades pesqueiras, que sofrem com a degradação dos mangues, onde boa parte dos peixes e mariscos se reproduzem.

A ocupação irregular dos mangues é “um problema cultural grave”, afirma Gusmão, que não foi combatido de forma séria pelos políticos que governaram Ilhéus. Ele atribui a maior parte da responsabilidade às gestões do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), que governou a cidade por dezoito anos. “Com o período do ex-prefeito João Lyrio, o grupo político de Jabes Ribeiro dirigiu o município durante 22 anos e não combateu a invasão dos manguezais”, critica o superintendente.

Emílio Gusmão ponderou que os governos de Antônio Olímpio, de Valderico Reis e de Newton Lima também não combateram essa cultura de invasões, “mas nenhum deles governou Ilhéus por tanto tempo como o grupo de Jabes Ribeiro”. Segundo ele, basta lembrar do “clientelismo eleitoreiro” que marcou a política habitacional do município entre 2013 e 2016, especialmente na condução do Minha Casa, Minha Vida, programa do governo federal.

Ainda conforme Gusmão, o clientelismo da política habitacional facilitou muito a reeleição de um vereador aliado ao ex-prefeito Jabes Ribeiro.

O superintendente descobriu que na gestão anterior, a antiga Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo iniciou o cadastramento de 50 famílias que moram numa área de manguezal próxima à entrada do bairro Teotônio Vilela, mas elas não foram contempladas pelo programa.

Além de dar moradia adequada a quem necessita, “é necessário adotar medidas que impeçam novas ocupações irregulares nos mangues”, explica Gusmão. Muitas cidades constroem proteções em áreas que dão acesso aos manguezais. Segundo o superintende, é importante discutir as alternativas adequadas para Ilhéus com órgãos públicos e outros atores sociais envolvidos na defesa do meio ambiente.

DO:BLOG DO GUSMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.