A forma como o espectador consome os conteúdos de vídeo está a passar por uma enorme mudança e quem quer começar a investir nesta área ou já está, deve perceber que a TV como sempre a conhecemos já não é suficiente. O vídeo online está definitivamente a ganhar posição relativamente à televisão.
De seguida apresentamos os motivos e o que deve considerar se deseja apostar numa Web TV ou Televisão na internet. O consumidor está cada vez mais exigente em relação a conteúdos, recomendações, anúncios e a Web TV é a opção mais adequada para atender a todas essas necessidades.
Guia para criar uma Web TV
Começamos por apresentar quais os pontos a ter em consideração ao decidir avançar com uma Web TV.
1- Conteúdo de vídeo, qual a duração ideal?
2- Onde alojar os conteúdos de vídeo?
Chegou o momento de escolher a plataforma de vídeos para distribuir os seus conteúdos. Atendendo às opções de escolha atualmente em plataformas grátis, como o YouTube ou Vimeo, é tentador selecionar uma destas soluções para alojar o vídeo e ainda após o investimento que fez em equipamento / recursos humanos para produzir os conteúdos. Todavia, este ponto é talvez o mais importante de toda a estratégia de criar uma WebTV ou projeto de vídeo online. A escolha de uma plataforma de vídeo profissional face a soluções grátis irá ajudar a:
- Optimizar tempos de atualização de conteúdos - Estas soluções estão pensadas para gerir vídeo de uma forma eficiente e rápida;
- Facilitar o crescimento do projeto - Deve pensar na evolução da WebTv para outras vertentes como modelo de subscrição; conteúdos restritos; App própria para smartphones e tablets. As plataformas de vídeo profissionais possuem API’s que possibilitam uma integração fácil com sistemas externos;
- Ter controlo sobre o conteúdo - O conteúdo de vídeo é seu, ao colocar nas soluções grátis passa a correr o risco de o conteúdo ser banido e/ou ter publicidade de terceiros.
Aceda ao artigo qual é melhor solução para o seu vídeo online e conheça mais razões para alojar o seu vídeo em plataformas de vídeo profissionais.
3- Construir o layout do canal
Outro ponto importante no processo de criação de uma WebTv é o layout do canal. Lembre-se que o foco é o vídeo e irá querer manter o utilizador confortável e o mais tempo possível no seu canal. Deve optar por um design atrativo e limpo.
Pontos a ter em consideração:
- Design responsivo - Adapte a Web Tv a todas as plataformas, desde smartphone até ecrãs web maiores;
- Optimização para motores de pesquisa - Ao avançar com um projeto WebTv certamente irá querer obter o maior número de visitas e que o seu conteúdo seja visualizado pelo maior número de pessoas. Otimize toda a metadata da WebTv para que o Google e outros motores consigam indexar bem e rapidamente o seu vídeo. As plataformas de vídeo online profissionais já o ajudam através de VSEO sem ter que se preocupar com as técnicas que deve utilizar;
- Partilha do vídeo - Considere ter uma página e endereço direto para cada vídeo, se o utilizador gostar do conteúdo irá querer partilhar com os seus amigos e rede de contatos, seja por email ou redes sociais. Facilite o trabalho ao utilizador adicionando botões de partilha diretos para o vídeo.
4- Divulgação e Rentabilização
Agora que já lhe demos a conhecer os pontos a ter em consideração para criar a sua Web TV e após os implementar, a sua WebTv está finalmente online e acessível em qualquer parte do mundo. Até aqui, provavelmente apenas a sua equipa e amigos sabem do novo projeto pelo que é necessário definir uma estratégia de divulgação constante para aumentar o número de seguidores.
Partilhamos alguns pontos:
- Divulgue o conteúdo nas redes sociais - Facebook, Twitter, Instagram; Crie teasers e adicione call-to-actions para ver o conteúdo na sua Web Tv;
- Partilhe o link direto para o vídeo da WebTv - O utilizador irá ter conhecimento do seu projeto e tomar conhecimento de outros vídeos relacionados ao aceder ao canal;
- Construa uma base de seguidores e envie newsletters com os conteúdos mais visualizados ou que considera mais relevantes;
- Considere também investir em publicidade para atingir mais pessoas;
- Peça a possíveis parceiros que divulguem nos seus sites, redes sociais e perfis pessoais;
- Crie conteúdos periódicos - Os utilizadores vão começar a perceber e seguir diariamente a sua Web Tv.
À medida que a Web Tv for ganhando relevância e visualizações, já pode definir estratégias que possibilitem a rentabilização como a integração com AdServers e/ou publicidade gerida por si.
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