Salvador foi a cidade com maior número de mortes por violência armada na Região Metropolitana em junho, de acordo com o relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado. Foram 64 mortes registradas em 92 tiroteios ocorridos apenas na capital baiana. No total, a RMS contabilizou 132 tiroteios, resultando em 135 pessoas baleadas — sendo 103 mortas e 32 feridas.
Um dos episódios mais graves do mês aconteceu no dia 29 de junho, durante uma festa do tipo paredão no bairro Alto do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário. Onze pessoas foram atingidas por disparos: duas morreram e nove ficaram feridas, entre elas uma gestante, hospitalizada em estado grave. Segundo o instituto, esse foi o segundo maior ataque a tiros contra um grupo registrado em Salvador desde o início do monitoramento, em 2018.
Além da capital, outras cidades da RMS também registraram ocorrências violentas:
Camaçari: 13 tiroteios, 16 mortos e 3 feridos
Lauro de Freitas: 18 tiroteios, 4 mortos
Simões Filho: 5 mortos
Dias D’Ávila e Candeias: 4 mortos cada
Mata de São João: 3 mortos
Vera Cruz: 2 mortos
Itaparica: 1 morto
Os bairros mais afetados em Salvador foram:
Mata Escura: 5 tiroteios (3 mortos e 1 ferido)
Lobato: 4 tiroteios (2 mortos e 1 ferido)
Boca do Rio: 3 tiroteios (3 mortos)
Federação: 3 tiroteios (4 feridos)
Jardim Nova Esperança: 3 tiroteios (2 mortos)
Fora da capital, houve destaque para os bairros Vila Praiana, em Lauro de Freitas, e Amado Bahia, em Mata de São João.
O relatório também chama atenção para a alta participação de ações policiais nos confrontos: 60 dos 132 tiroteios ocorreram nesse contexto, o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo mês de 2024.
Entre as vítimas fatais, 97 eram homens, 4 mulheres e 2 pessoas não identificadas por gênero. Entre os feridos, foram 20 homens, 7 mulheres e 5 sem identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.