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ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO

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TIME PROFISSIONAL DE FUTEBOL

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Conclusivo ideal do Cidadão do Espírito

Paiva Netto


Fazer prece (que se assemelha a meditar) constitui um

entrelaçamento entre a Terra e o Céu, uma interação de Paz, de

Fraternidade, de Solidariedade, de sentimento de compaixão uns pelos

outros na hora da dor e da alegria, a despeito de crença ou descrença.

Não se ora apenas quando nos ajoelhamos de corpo ou Espírito diante do

Poder Superior. Sobretudo, quando nos amamos uns aos outros tanto

quanto Jesus nos tem amado, quanto Moisés amou, quanto o

Profeta Muhammad amou, quanto Buda amou, quanto Lao-tsé amou,

quanto Confúcio amou, quanto Zaratustra amou; e conforme incontáveis

missionários de Deus trouxeram à Terra uma mensagem de Paz, de

Misericórdia, de Conhecimento, de Fraternidade. E o mundo precisa tanto

disso para sobreviver! Eis por que é necessário que haja forte atenção à

disciplina além do intelecto (só o intelecto humano não basta), conforme

propõem a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico.

Elas são isso. Representam o encontro com Deus, o Criador Supremo, por

meio de Suas criaturas, Cidadãs do Espírito. Do contrário, nada adianta,

pois nos poderemos acabar estorricando uns aos outros e a reproduzir a

profecia de Pedro Apóstolo, na sua Segunda Epístola, capítulo terceiro.

No entanto, a humanidade é teimosa e sempre sobrevive aos seus mais

enlouquecidos tempos e comandantes. Quanto ao fato de ter eu afirmado

que fazer prece assemelha-se a meditar, significa dizer que nem os

Irmãos ateus estão excluídos desse benefício.

Ideologia e Caridade

Amor, Harmonia, Solidariedade, espírito de Justiça aliado à

Bondade, jamais à vingança; Liberdade com respeito aos demais entes

humanos; Verdade sem fanatismo social, político, filosófico, religioso ou

científico; auxílio aos que sofrem, no corpo ou na Alma; Política e

Economia, acompanhadas pelas virtudes da Correção e da Generosidade;

Instrução, Educação, Reeducação, consoante a Fraternidade Ecumênica;

portanto, tudo aquilo que na Paz ou na guerra torna forte a criatura, na

Terra e no Mundo Invisível, que não é uma abstração, forma o

conclusivo conceito de ideologia para o Cidadão do

Espírito: Caridade, ou seja, o ar moral que, como seres realmente

civilizados, devemos respirar.

Faz-se mister recordar o que fraternalmente nos ordenou Jesus:

— Ide e pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus. Curai os

enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios,

dai de graça o que de graça recebeis. Vesti os nus, alimentai os famintos,

amparai as viúvas e os órfãos. Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida.

Ninguém vem ao Pai, senão por mim. Conhecereis a Verdade [de Deus], e


a Verdade [de Deus] vos libertará (Evangelho, segundo Mateus, 10:7 e 8;

Epístola de Tiago, 1:27; e Boa Nova, conforme João, 14:6 e 8:32).

Caridade e estratégia

A Caridade não é um sentimento de tolos. É a misericordiosa

estratégia de Deus que, aliada à Justiça Divina (que não é a violência

que homens inescrupulosos têm como tal), estabelece nos corações a

condição perfeita para que se governe, administre, empresarie, trabalhe,

pregue, exerça a Ciência, elabore a Filosofia e se viva, com espírito de

generosidade, a Religião.

Caridade e Justiça

A Caridade é a Ideologia Divina do espírito de Justiça.

Suprassumo da Caridade

Disse Jesus: “Novo Mandamento vos dou: amai-vos como Eu vos

amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos

(...). Não há maior Amor do que doar a própria vida pelos seus amigos. (...)

Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo.

Permanecei no meu Amor” (João, 13:34 e 35 e 15:13 e 9).

Eis que nos encontramos diante do suprassumo da Caridade,

como já lhes declarei, síntese do verdadeiro sentido de ideologia que os

mais puros idealistas, de todas as origens, sempre buscaram e buscam.

Ora, sem o Amor Fraterno (que é sinônimo de Caridade), sem a Verdade

e sem a Justiça nunca haverá Paz duradoura. Alziro Zarur (1914-1979),

em momentos de profunda inspiração, com toda a força de sua Alma,

assim definiu o Mandamento Novo de Jesus:

1 o — O Novo Mandamento de Jesus é a Essência de Deus;

2 o — O Novo Mandamento de Jesus é a salvação da humanidade;

3 o — O Novo Mandamento de Jesus — “Amai-vos como Eu vos

amei” — é a Chave da Vida e a Chave da Morte.

Profundas definições do grande proclamador da Religião de Deus,

do Cristo e do Espírito Santo. Aí está, pois, em resumo a ação da Política

Divina, que pregamos para o erguimento “de um Brasil melhor e de uma

humanidade mais feliz”.


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

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