Tendo em vista a publicação da matéria "Pesquisa já prevê efeito da vacina em pico da COVID-19 em Minas" pelo Jornal “O Estado de Minas” (https://www.em.com.br/app/
O Portal Mapbiomas-GEOCOVID-19 aplica um modelo matemático epidemiológico que estima, para cada município, a dinâmica populacional na propagação do contágio (o detalhamento da metodologia pode ser visto em: https://storage.googleapis.
Os parâmetros do modelo foram obtidos a partir de ajustes das curvas de casos acumulados e total de óbitos fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde. O objetivo do modelo é demonstrar os efeitos do isolamento social na disseminação da Covid-19 no Brasil, considerando dois cenários, que representam a propagação da doença com e sem supressão de fluxo de pessoas.
No seu desenvolvimento atual não foram considerados dados referentes à vacinação, e, portanto, as projeções obtidas não representam cenários relacionados com diferentes níveis de taxas de vacinação na população, como dá a entender a matéria divulgada.
Informamos ainda que estamos efetuando uma revisão em nossos modelos para inserir o componente taxa de vacinação, possibilitando a elaboração de cenários que projetam os efeitos da vacinação nos números previstos para população infectada. Estimamos para meados do mês de março próximo o lançamento de uma segunda versão da plataforma com essas simulações.
Em 23/02/2021
A COORDENAÇÃO DO PROJETO UEFS, UFBA, UESC, IFBA e UNEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.