Querida mulher,
Como você encara e fala do seu passado?
Opção 1: Como se estivesse marcado por momentos tristes
Opção 2: Como momentos de fortalecimento e de aprendizado
Já vivi os dois momentos e confesso a você: falar dando foco no significado de tristeza só me afundava mais e mais em emoções negativas - uma verdadeira prisão emocional.
Prisão? Sim, uma prisão. Anos tinham passado, já estava adulta e continuava a relembrar esses momentos do passado com tristeza, os quais me traziam muitas dores e me aprisionavam mais.
Então, aprendi que pensar positivo ou negativo dá o mesmo trabalho. A diferença é o resultado na sua saúde mental.
Comecei a seguir um passo a passo para equilibrar as minhas emoções, tracei novos objetivos na minha vida e passei a ver o passado como uma grande preparação para quem sou hoje - Um verdadeiro Aprendizado.
Entrei em ação e percebi que tinha uma vida inteira pela frente; que eu sou única, especial e posso construir um Novo Futuro.
É por isso que estou fazendo questão de me comunicar com você, porque você também merece uma vida com liberdade emocional e eu sei como te ensinar a fazer isso.
Você merece viver a felicidade mesmo que no passado tenha vivido muitas dificuldades.
Acorda mulher! Seu passado pode ser um grande professor, mas nunca uma prisão.
Põe muito amor no que vou te dizer:
Enquanto você não conseguir dar um novo significado aos momentos tristes e cruéis que viveu, sua mente vai agir como um grande torturador, um inimigo da sua paz, dos seus relacionamentos e do seu progresso.
Por exemplo, se você sofreu um abuso físico, sexual ou mental na sua infância, será que isso é uma sentença de infelicidade? Não.
O que aconteceu, aconteceu. Por mais triste e doloroso que tenha sido, você ainda pode ser feliz, se relacionar bem com as pessoas, se sentir amada e se amar. Você MERECE isso.
Não dá pra mudar o que passou, mas você pode construir um novo futuro.
Como dar um novo significado a um passado difícil e estar em paz com ele?
Obs: nada do que eu falar a partir de agora vai funcionar se você não colocar em prática. Isso não é uma promessa de cura ou um tratamento terapêutico, mas vai lhe ajudar a estar em paz com seu passado.
Preparada? Se você viveu, por exemplo, a perda ou abandono de alguém que você amava, então pode ver essa situação por outro ponto de vista.
Como assim?
Aceitando que sua realidade é aqui e agora e sempre se lembrando desse momento triste do passado como um ponto de transformação para algo melhor.
Se alguém que você amava não está mais com você, lembre-se dos bons momentos e aprendizados que teve com ele. Como?
Uma forma simples de fazer isso é escrevendo pelo menos 5 principais coisas que aprendeu daquilo que passou e lembrar-se disso sempre. Você vai trocar aquele significado pesaroso por um significado renovador.
Quem passou por um abandono pode ter aprendido a importância de ser presente na vida de quem ama e jamais abandonar aqueles que merecem você perto.
Pode ter aprendido também que precisa se valorizar mais e por isso buscar estar perto de quem te ama, respeita e contribui de algum modo para sua felicidade.
O que você vai fazer agora? Passo 1, pegue papel, caneta e escreva que momento do seu passado você deseja dar um novo significado.
Passo 2, escreva as coisas boas ou aprendizados desse momento passado. Escreva pelo menos 5 coisas.
Passo 3, toda vez que se sentir mal, insegura ter qualquer sensação negativa após lembrar do episódio que te marcou, releia e agradeça pelas coisas boas e aprendizados que teve por causa desse episódio.
Isso vai te ajudar a se sentir bem com o novo significado que você deu ao que antes lhe tirava a paz, a alegria e a possibilidade de construir seu novo futuro.
Perceba que você não vai agradecer o que te aconteceu de ruim, mas vai agradecer aquilo que veio de bom.
Espero do fundo do coração que essa carta tenha te ajudado a enxergar algo bom de si mesma e do seu passado.
Em breve trarei novidades. Fique atenta as próximas cartas, pois preparei um presente que você terá acesso.
Ps: Me escreva dizendo o que achou da Carta de hoje. É só me mandar um email para suporte@iapis.com.br e poderei responder ao final da próxima carta, pois abrirei a sessão Resposta às Leitoras.
Um beijo em seu coração,
Tatiane Paes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.