Querida mulher,
Quando falo sobre a importância de saber lidar com as próprias emoções é porque sei e estudei o quanto elas influenciam nossa condição física.
Certa vez, enquanto eu ainda estava em meu escritório, uma mulher chegou visivelmente abalada e acompanhada de seu marido.
O motivo dela ter chegado daquele jeito não era por algo qualquer.
De um dia para o outro, um de seus braços havia paralisado. Ela não conseguia movê-lo.
Ela poderia ter ido a um médico acreditando que era algo puramente físico, mas ela sabia que aquilo ocorreu devido a um impacto emocional que sentiu no dia anterior.
Então, atendi ela prontamente e durante o atendimento o braço dela voltou a movimentar-se.
Naquele atendimento, segui um procedimento para entender quais questões emocionais a estavam perturbando ao ponto de fazê-la estar com um braço paralisado.
Claro que se o braço continuasse naquele estado ela teria que procurar um médico para trazer algum alívio do sintoma, mas a causa do sintoma não seria tratada com remédios.
Isso que aconteceu com ela é o que na psiquiatria é conhecido como somatização. Na somatização as emoções são expressas através de dores e sintomas físicos.
Apesar dos sintomas, a pessoa que recorre ao médico para descobrir a causa desses sintomas se surpreende quando é avisada de que não há nada de errado com ela.
Exemplos de Somatização:
Pele – irritação, alergias, coceiras, vermelhidão, feridinhas.
Estômago – má digestão, enjôos, vômitos, azia.
Intestino – diarréia.
Garganta – irritação, tosse, dificuldade para respirar, dor e inflamação.
Sistema Imunológico – gripe, herpes, etc.
Cabeça – dores, enxaqueca.
Porém, as emoções quando não são bem cuidadas podem sim provocar doenças físicas graves como o câncer, por exemplo.
Nesse caso, ocorre o que é conhecido como doença psicossomática, onde o corpo apresenta sintomas e uma doença é detectada nos exames clínicos.
Mas vou entrar em mais detalhes sobre doença psicossomática no próximo email e vou te explicar o que fazer para evitar que suas questões emocionais se tornem problemas físicos.
Um beijo em seu coração,
Tatiane Paes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.