Querida mulher,
Põe muito amor no que vou lhe dizer: não importa o quanto você estudou na escola, faculdade ou em outro lugar. O que realmente importa é o quanto você sabe gerenciar suas emoções.
Será que isso quer dizer que as habilidades profissionais que você aprendeu não são importantes? De forma alguma.
Mas deixa eu te contar uma coisa...
A minha primeira formação foi em Administração de Empresas e o conhecimento que adquiri no tempo de faculdade me ajudou a ser uma profissional competente, porém eu nunca imaginei que...
Desenvolveria transtornos mentais.
Nessa época eu pensei em desistir de mim mesma. Entrei em depressão e ainda sofria com a ansiedade. Sintomas físicos apareciam em mim como sinal de que algo estava indo mal.
Ou seja, mesmo com boas habilidades técnicas, eu desenvolvi transtornos mentais por causa minha incompetência emocional.
E tudo que eu estava sentindo acabava me prejudicando no trabalho, pois eu não conseguia liderar bem a equipe que eu tinha responsabilidade em ajudar. Meu rendimento havia caído.
Algo interessante é que aqui no Brasil muito se diz “vá estudar para ser alguém na vida.”
Porém, poucas pessoas são ensinadas a como se manterem calmas em momentos de conflito, a expressarem suas emoções, a lidar com os sentimentos do outro...
Mais interessante ainda é que o Brasil lidera o ranking do país mais ansioso e deprimido da América latina.
Isso evidencia o quanto o brasileiro negligencia a gestão de suas emoções e sofre nas áreas pessoal e profissional por causa disso.
Não é por acaso que Daniel Goleman afirmou anos atrás que cerca de 80% de todo sucesso profissional vem da competência emocional, não da sua técnica.
Isso é fácil de perceber em empresas. Se um colaborador tem muito conhecimento técnico em uma área, mas é utiliza da violência verbal, ele será demitido, pois sua presença atrapalha a produtividade de outras pessoas.
Outro caso clássico são aquelas pessoas que desejam muito montar um negócio, mas não aprendem lidar com outras pessoas, não entendem o estilo comportamental delas.
Se você não aprender a gerenciar suas emoções, vai viver patinando nas áreas da vida sem conseguir sair de um ciclo de sofrimento.
Por isso, ao invés de apenas fazer curso atrás de curso de capacitação profissional, se dedique aprendendo mais sobre suas emoções, se conhecendo e melhorando sua gestão emocional.
Desenvolva sim suas habilidades técnicas e melhore nelas, mas aprenda a cuidar das suas emoções e lidar com as emoções de outras pessoas.
Somente você pode fazer isso por si mesma e mais ninguém.
Como seria sua vida se o controle das suas emoções fosse realidade pra você? Com certeza, muito melhor.
O que achou dessa mensagem de hoje? Fique de olho nos próximos e-mails porque vou continuar te enviando conteúdos mais profundos. Vou amar receber um retorno dessa mensagem.
Para me responder, envia uma mensagem para suporte@iapis.com.br
Um beijo em seu coração,
Tatiane Paes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.