Publicado em

ACE JORGE AMADO OFICIAL= CÓDIGO (8519187920)

ACE JORGE AMADO OFICIAL= CÓDIGO (8519187920)
KWAI DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO

AMO NORDESTE

AMO NORDESTE
Vai viajar tirar férias conheça os melhores lugares do Nordeste no Maior site de Turismo


ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO
TIME PROFISSIONAL DE FUTEBOL

quarta-feira, 27 de julho de 2016

EMBASA REFORÇA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ILHÉUS



Como havíamos informado na matéria postada na última sexta-feira, 22, relembre AQUI, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) por meio de nota informou que os testes necessários para iniciar a captação de água bruta na barragem da Esperança, situada no Parque Municipal da Boa Esperança, em Ilhéus, iniciou na última sexta-feira, 22. O uso da água desse manancial foi autorizado por meio de portaria do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial do Estado.

“O volume autorizado para captação diária é de pouco mais de 1.900 metros cúbicos (m³), que corresponde a aproximadamente 10% do volume necessário para abastecimento dos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. Por se tratar de área de conservação integral, precisamos monitorar o manancial diariamente, reduzindo os volumes captados, caso necessário. Reforçamos que a população precisa continuar enfrentando a estiagem por meio do uso consciente da água”, afirma José Lavigne, gerente do escritório local da Embasa em Ilhéus.

Investimento

A Embasa investiu cerca de R$700 mil na implantação de 2,5 quilômetros de adutora e concluiu a intervenção, autorizada pelo conselho gestor do Parque Municipal da Boa Esperança, em 25 dias. O investimento total nas ações emergenciais para enfrentar a estiagem em Ilhéus é de R$1,35 milhão.

“Destacamos a implantação de três equipamentos responsáveis pelo bombeamento de água da zona sul para bairros centrais; a implantação de 23 reservatórios comunitários abastecidos diariamente por caminhões-pipa nas localidades de Salobrinho, Aritaguá, São José e Sambaituba; e abastecimento diário, também com caminhões-pipa, em instituições de interesse público como hospitais, escolas e clínicas”, informa Danilo Gomes, gerente da Unidade Regional de Itabuna, responsável pela operação do sistema que atende o município de Ilhéus. “Também estamos viabilizando a substituição de tubulações na ponte, que vão nos auxiliar a trazer ainda mais água da ETA Pontal para reforçar o abastecimento dos bairros do centro-norte de Ilhéus”, completou.

O principal manancial para abastecimento humano da cidade, a barragem do Iguape, sofreu o impacto da falta de chuvas em Ilhéus e possui apenas 12% do volume máximo de acumulação. A barragem ainda possui disponibilidade hídrica, porque a Embasa reduziu a oferta de água para todas as categorias de consumidores desde o dia 18 de abril.

Fonte:ilheus24h.com.br

Por: JOÃO VITOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.