Publicado em

ACE JORGE AMADO OFICIAL= CÓDIGO (8519187920)

ACE JORGE AMADO OFICIAL= CÓDIGO (8519187920)
KWAI DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO

AMO NORDESTE

AMO NORDESTE
Vai viajar tirar férias conheça os melhores lugares do Nordeste no Maior site de Turismo


ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA JORGE AMADO
TIME PROFISSIONAL DE FUTEBOL

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus deveria ser VOTO ABERTO. Sepultaria de vez qualquer dúvida quanto ao pleito!

Por simetria ao Projeto de Emenda Constitucional nº 349/2001 (Transformada na Emenda Constitucional 76/2013. DOU 29/11/13 PÁG 01 COL 01. DCD 29/11/13 PÁG 56617 COL 01), salutar seria que algum legislador pudesse apresentar, urgentemente, um Projeto de Resolução, que institui o voto ABERTO em todas as modalidades de votações da Câmara de Vereadores do Município de Ilhéus. Ainda há tempo necessário para a sua apresentação, votação e aprovação. Esta proposição depende exclusivamente do legislativo.
Ver a imagem de origem
Os projetos de resolução são destinados a regular as matérias de competência da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo. A resolução aprovada e promulgada tem eficácia de lei ordinária.
Entre os temas tratados por meio de projetos de resolução estão a regulamentação da concessão de homenagens pela Câmara Municipal, título de cidadão, a forma de custeio dos mandatos parlamentares, critérios discricionários de votação da mesa diretora, e até mesmo a aprovação ou rejeição das contas do município.
Ver a imagem de origem
Essa medida do VOTO ABERTO é defendida pelo JORNAL DO RADIALISTA, que sempre cobrou transparência e clareza dos atos do poder legislativo ilheense ao longo dos anos. E, a Câmara de Vereadores tem autonomia administrativa e respaldo legislativo para adotar tal medida, mudando de vez a redação do regimento interno.
“O poder emanado e a vontade do povo deve ser exercido por meio dos seus dezenove vereadores, eleitos diretamente e democraticamente”.

                                                                                                                                                                           ELIAS REIS, editor


        Estabelecer o voto ABERTO na Câmara de Vereadores de Ilhéus, não só com relação à eleição da mesa diretora, mas em todas as circunstâncias, representa um avanço na relação da Câmara para com a sociedade. Esse é um anseio do povo também que cobra transparência das ações dos seus representantes.
Portanto, o voto secreto está na contramão do nosso tempo. Nossa democracia amadureceu e não se faz necessário votar secretamente mais nada. SEPULTA-SE, INCLUSIVE, DE VEZ, AS DÚVIDAS QUANTO À VENDA DO VOTO PARA ESCOLHA DO PRESIDENTE, algo sempre especulado em gestões passadas e tenebrosas.
A própria mesa têm competência para protocolar essa resolução, dando exemplo de seriedade e ratificando a postura e compromisso, legalidade e, principalmente a linha democrática, como esta Casa de Leis vêm caminhando na atual legislatura sob a autoridade e competência do Presidente Lukas Paiva. Segundo a Ascom/CMI, a eleição acontece no início de dezembro próximo.
DOUTRINA: “As deliberações parlamentares regem-se, ordinariamente, pelo princípio da publicidade, que traduz dogma do regime constitucional democrático. A votação pública e ostensiva nas Casas Legislativas constitui um dos instrumentos mais significativos de controle pela Sociedade civil.” (Min. Celso de Mello).
FONTE:
Jornal do Radialista
Fonte: www.jornaldoradialista.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do São José adverte, os comentários publicados nesta página são de inteira e exclusiva responsabilidade do Autor, e não expressa a opinião do Portal. Não aceitaremos, mensagens racistas, que incite o ódio gratuito ou poste spam. Lembrando que você pode ser denunciado por comentários que descumpra os requisitos da ordem pública.